1ª Cena - Sala Renascença (primeiro andar)
OS VISITANTES SÃO LEVADOS ATÉ A SALA RENASCENÇA E LÁ ENCONTRAM A DONA DA CASA: MRS REBECCA WILLIAMS. ELA É UMA MULHER AFETADA E EXAGERADA.
MRS WILLIAMS – Boa noite, meus queridos! Sou Rebecca Williams! Dona dessa magnífica mansão! Um verdadeiro museu vivo! Cada uma dessas obras foi cuidadosamente recolhida por mim! Um deslumbramento que só uma mulher fantástica como eu poderia alcançar! (A EMPREGADA ENTRA TRAZENDO UMA BANDEJA COM UMA TAÇA DE VINHO E FICA AO LADO DE REBECCA) Não se assustem por me elogiar tanto! Adoro elogios! Não sou humilde! A humildade é para os fracos e tolos! (REPARA NA EMPREGADA E APONTA PARA ELA) Não estou dizendo! (ELA PEGA A TAÇA E FAZ UM GESTO PARA EMPREGADA SAIR) Esse vinho é só para mim! Não vou oferecer para vocês porque é a minha alegria! Sou uma mulher feliz apesar de tudo! (SEGREDENDO ENQUANTO DÁ ALGUNS GOLES NA BEBIDA) Vou confessar uma coisa pra vocês: meu marido é um tonto! Eu que consegui toda a nossa fortuna! Não somos casados legalmente! Não quis! Não quero dividir nada que é meu! Ele só pensa em música, mas é um péssimo pianista! Tirei ele do meu testamento... Quero ser enterrada com minha fortuna! (ELA COMEÇA A SE SENTIR MAL DE UMA FORMA MEIO EXAGERADA) Ai... não sei... está me dando uma coisa... (CHEIRA O VINHO E COLOCA A TAÇA EM CIMA DE UMA MESA) Ai... o vinho... está envenenado... tenho certeza! Socorro! Estou morrendo! (MEIO TONTA ELA SENTA EM UMA CADEIRA E DIZ DE FORMA EXAGERADA) Socorro! Vocês tem que me ajudar! O assassino está nessa casa! Descobram quem me matou... Ah... (MORRE)
O GUIA RETIRA TODOS DA SALA E OS CONDUZ PARA O SALÃO VERDE
2ª cena – Salão Verde (primeiro andar)
OS VISTANTES ENTRAM E ENCONTRAM A EMPREGADA NERVOSA
EMPREGADA – Ela morreu? Eu sabia! Muitas coisas estranhas acontecem nessa casa! Mas não fui eu! Podem acreditar! Eu só servi o vinho! (SEGREDANDO) Eu, às vezes, até tomo um golinho desse vinho sem ela saber, mas hoje, graças a Deus, não tomei! Imagina? Estaria morta como ela! (PEQUENA PAUSA) Não tenho pena, não! Ela também não gostava de mim! Patrão e empregado se dando bem nem em conto de fadas acontece! Não vê a Cinderela!(PEQUENA PAUSA) Mas eu sabia que alguma coisa ia acontecer! Ela tirou o patrão do testamento! E ele não gostou nada! E tem mais: (SEGREDANDO) Ontem teve a maior discussão aqui por causa desse testamento! Ela e o advogado! Eu só ouvi os gritos! Mas eu acho mesmo que foi o patrão! Sabe como é, né? Pode até ser rico... mas envolveu dinheiro... o povo fica doido! Mas quem é que vai acusar o patrão? Vão é me acusar! O mordomo é sempre o culpado! Como nessa casa não tem mordomo... sobra pra quem? Pra empregada aqui! Por favor, descubram quem matou a madame se não eu vou presa! Ai, Meu Deus... (ELA SAI DA SALA)
O GUIA ENCAMINHA OS VISITANTES PARA O SEGUNDO ANDAR
3ª Cena – Auditório – (segundo andar).
OS VISITANTES ENTRAM NO AUDITÓRIO. UMA MÚSICA AO PIANO FICA TOCANDO AO FUNDO. MR. JOHN ESTÁ NO PALCO. ESTÁ ATORMENTADO. FICA ANDANDO PELO PALCO COMO SE A MÚSICA TOCASSE NA SUA CABEÇA)
JOHN WILLIAMS – Morreu! Sei que ela morreu! Pão dura! Tirou meu nome do testamento só pra não dividir nada comigo! Não a perdoarei nunca! E agora que ela morreu... eu vou ficar sem nada mesmo! (PEQUENA PAUSA) Mas eu sei quem a matou! Foi a empregada! (SEGREDANDO) Sabem... ela é a única empregada nessa casa! Rebecca é tão pão dura que só contratou ela! E já imaginou? Limpar essa casa toda sozinha? E ela não só limpava, não! Cozinhava, lavava, passava, cuidava do jardim, dos cachorros... a pobre não aguentava mais! Botou veneno! Botou veneno naquele vinho! E eu agora estou sozinho... sem dinheiro... sem nada! Estou perdido! Só me resta a música! Quero ficar sozinho com minha música...
O GUIA CONDUZ OS VISITANTES PARA O QUARTO
4ª Cena – Quarto de dormir (segundo andar)
AO ENTRAREM NO QUARTO OS VISITANTES ENCONTRAM O DR STEVEN LAUGHTON. ELE ESTÁ CALMO.
DR LAUGHTON – Ah... vocês estão aí! Apresento-me: Steven Laughton! Doutor Steven Laughton! Advogado! Se estiverem precisando de meus serviços não se acanhem... estou às ordens! (PEQUENA PAUSA) Pobre Rebecca! Morrer dessa forma tão absurda! (MEIO CAFAJESTE) Nós tínhamos uma relação... como direi... uma relação íntima... se é que vocês me entendem! Tanto que ela deixou toda a sua fortuna para mim! Eu fui contra, mas ela insistiu! E... o que eu podia fazer? Aceitei, né? Mas o marido não se conforma! Ele queria ser o único herdeiro! Agora não vai ter mais nada! Que pena! (PEQUENA PAUSA – FALA PARA OS VISITANTES) Vocês é que vão desvendar o enigma, não é? Descobrir quem matou Rebecca Williams? Só tenho uma dica: foi ele! O marido! Foi John Williams! O resto é silêncio!
O GUIA CONDUZ TODOS PARA O PRIMEIRO ANDAR E OS ENCAMINHA PARA A VARANDA ONDE CRIME SERÁ DESVENDADO. AO CHEGAR NA VARANDA OS TRÊS ATORES (JOHN WILLIAMS, EMPREGADA E STEVEN LAUGHTON) PERGUNTAM AOS VISITANTES QUEM ELES ACHAM QUE COMETEU O CRIME.
SOLUÇÃO: O assassino é o advogado. Envenenou Rebecca Williams porque ela descobriu que ele se colocou no seu testamento como único herdeiro. Ela queria ser enterrada com sua fortuna e iria chamar outro advogado para mudar o testamento.